quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Facebook quer usuários do Orkut

Embora muitos brasileiros reclamem que simplesmente não conseguem entender o Facebook, a rede social de Mark Zuckerberg, que não para de crescer no mundo, quer ser líder também por aqui. Só há uma coisa no caminho: o Orkut, nossa velha conhecida rede social do Google, que, segundo o Ibope Nielsen Online, recebe mais de 27 milhões de visitantes únicos por mês. Estatisticamente, o cenário parece terrível para Zuckerberg: o Google Brasil divulgou dados de uma pesquisa que demosntram que, em maio, cerca de 75% dos usuários de internet no Brasil acessaram o Orkut. Não há como crescer pra valer se não for entre esses usuários.

Por isso, nesta semana, o Facebook lançou um novo ataque à rede do Google: uma ferramenta que ajuda o usuário a importar seus contatos do Orkut para o novo perfil. "Encontre seus amigos do Orkut no Facebook!", apareceu no topo da home de diversos perfis. "Veja se seus amigos do Orkut já estão no Facebook." A novidade é mais um tutorial do que uma ferramenta de fato, e ensina a importar do Orkut, em um arquivo .CSV, um banco de dados de todos os contatos, que é depois enviado para Facebook.



A nova ferramenta é a primeira jogada concreta na estratégia de Zuckerberg
para fazer o Facebook crescer no Brasil, um dos poucos lugares em que ainda não é líder - junto com a Índia, outro reduto do Orkut, onde, assim como aqui, o Facebook cresce. Ainda pequeno, se comparado ao Orkut, o Facebook dobrou o número de usuários no Brasil nos últimos meses, chegando a marca de 1,3 milhão no mês de agosto. Para a grande maioria dos internautas, entretanto, o Facebook ainda não conseguiu se afirmar como uma alternativa ao Orkut.
Segundo dados de pesquisa do Google Brasil, os brasileiros passam em média 390 minutos (seis horas e 40 minutos) no site por mês. Nas últimas pesquisas da Ibope Nielsen Online, o Facebook ainda registrava um tempo de permanência de 11,1 minutos, o que deve crescer nos próximos meses, devido a games sociais como o Farmville e o Máfia Wars, que ocorrem dentro do Facebook. No mundo, o Facebook possuiu mais de 300 milhões de usuários; e nos Estados Unidos sua audiência mensal se
está cada vez mais perto do Google e do Yahoo.

Fonte: Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário