quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Diferenças entre o novo Portal R7 e o Globo.com

O R7 é um portal lançado pela tv Record que tem como objetivo bater de frente, principalmente, aos portais do conglomerado Globo (G1, GloboEsportes, Ego…).

Vamos analisar de forma imparcial os dois portais, seus pontos positivos e negativos. E no final, você responderá a enquete: qual é melhor, o R7 ou a Globo.com?

Antes de mais nada, temos que ressaltar que o R7 não compete com o G1. Ou melhor, não compete apenas com o G1.

O R7 é de fato um mega-portal por inclui não apenas notícias, como vídeos, esportes, entretenimento e blogs. O G1, entretanto, não é um noticiador de esportes muito menos de entretenimento (cabendo a esses setores, respectivamente, o Globo Esportes e o Ego). De qualquer forma é inegável notar coincidência entre os nomes: G1 (letra “G” de Globo) e R7 (letra “R” de Record). Quanto aos números, o “1″ representa liderança, o primeiro lugar, o que vem em primeiro, enquanto que “7″ é um número cabalístico que para várias pessoas representa sorte e boa energia.

Agora aos fatos: o que há de comum entre os dois grandes conglomerados? Existem uma infinidade de semelhanças, umas que obrigatoriamente iriam ter e outras que nem tanto… logo ao acessar a página principal da Globo.com percebemos que o site se divide em quatro grandes categorias: notícias, esportes, entretenimento e vídeos. E cada categoria com uma cor marcante, por exemplo o G1 (responsável pelas notícias) é vermelho e o Globo Esporte é verde. O R7 também apresenta esta divisão: notícias, entretenimento, esportes e vídeos. Por fim, ainda aparece “Rede Record” que redireciona para o novo site da emissora.

Tudo bem que a fonte (em relação a letra) das notícias não são as mesmas, mas no corpo das notícias tanto estéticamente como em seu conteúdo propriamente dito existem muitas semelhanças. Para começar, o óbvio: Títulos (manchetes) pretas, subtítulos cinza escuro e por fim o texto um cinza bem escuro (mais escuro no Globo.com do que no R7). Mas, fora essas bobagens, no G1 temos a presença forte de Infográficos, uma espécie de apresentação de fatos através de uma interativa apresentação do Flash, e no R7 também encontramos em várias notícias esse notável recurso.

É impossível não citar, também, a presença dos vídeos das emissoras nas notícias.
Nesta notíciade um tremor na Indonésia, por exemplo, foi colocado no R7 um vídeo da Record News. Na mesma notícia, só que no G1, o vídeo foi da Globo News.
Em relação ao site de vídeos, as semelhanças não se escondem: mesma cor, mesma organização, mesma localização de menus. Mas há sim uma diferença, e brutal, em relação ao R7 e a Globo.com. No R7 todos os vídeos são disponibilizados gratuitamente enquanto que na Globo.com apenas alguns vídeos, os da íntegra são pagos.
Outra grande vantagem que o R7 vem trazendo é a quantidade de blogs de artistas, jornalistas, sobre os mais variados temas. Os blogs são uma forma muito interessante de interatividade, bem diferente da notícia corrida. Mas, até aí, tudo bem pois o G1 também tem seus blogs. Mas há diferença está na organização, na menor formalidade, e o principal: na abundência dos temas. Imagine que todos os blogs do
BlogLogs (servidor de blogs da Globo para famosos) estivessem em um mais rápido acesso? Pois bem, o R7 fornece um acesso mais fácil e rápido aos blogs, inclusive sendo eles noticiados nas páginas de notícias. Um bom ponto positivo, inclusive para privilegiar os assuntos da casa.

Agora existe algo que anda levantando certa polêmica: o R7 noticia bastante notícias sobre a Globo, seus artistas, e até mesmo suas novelas: sejam através de seus blogs ou notícias comuns mesmo. Algumas pessoas acreditam que essa tática não é coerente pois acabam prejudicando a programação da Record. Em compensação, vale lembrar que a própria Globo já fazia essa tática fornecendo blogs para artistas da Record. Poucas pessoas sabem mas antes de irem para o R7, Edu Guedes e o próprio Dado Dollabella, já contratados da Record, tinham blog na Globo.com.

Fora isso, o Uol continua sendo o site de notícias e variedades mais acessado do Brasil, seguido por iG.

Em Minas Gerais o UAI é o site de notícias e variedades que recebe mais visitas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário